Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

E hoje o dia é do São Jorge:

Hoje é o dia dele: o Grande e valente São Jorge. E feriado na cidade do Rio de Janeiro, a cidade está em festa, as igrejas lotadas desde madrugada muitos fogos estouram.



Algumas curiosidades do São Jorge:

Foi um Soldado.
São Jorge foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo. É imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Falecimento: 23 de abril de 303 d.C., Nicomédia, Turquia
Nacionalidade: Romano
 
Além de tudo é padroeiro de vários lugares do mundo: Inglaterra, Portugal, Catalunha e do Brasil é claro!
 
A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses.
Este santo é o padroeiro extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro.
São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum.
Todavia, a ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu. Em Salvador, Bahia, o santo foi sincretizado a Oxossi.[8] Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.
 
 
 
Beijinhos
 
Mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário